1) Educação Alimentar na
Escola
Todos nós sabemos que a escola é o local onde
aprendemos a ler e escrever, entre tantas outras novidades. Mas, mais que isso,
a escola é o primeiro contato das crianças com a sociedade, é o local onde as
crianças aprendem a interagir com outras pessoas, e aprendem como passar por
situações sem a presença da família. A escola é muito mais que um lugar onde se
aprende português e matemática, a escola começa a preparar as crianças para
serem os futuros cidadãos, portanto, algo tão importante como educação
alimentar, que todos levarão por toda a vida, não pode ficar fora do
aprendizado escolar.
Foi visto no dia anterior a importância da participação
dos pais na educação alimentar infantil. No entanto quando as crianças começam
a frequentar a escola, elas descobrem um novo universo alimentar, onde nem
sempre os pais podem participar. Por isso é importante que nas escolas se faça
um trabalho de educação alimentar infantil, para que se dê continuidade a
alimentação saudável já praticada em casa. A escola e a família são os
principais responsáveis pela educação de uma criança e devem trabalhar juntos
para o bem estar e o progresso delas.
A fase da infância é de extrema importância para o
desenvolvimento correto do ser humano, e uma má alimentação nessa faixa etária
pode acabar comprometendo seu desenvolvimento, interferindo em seu crescimento,
além de facilitar o aparecimento das DCNT, sigla para Doenças Crônicas
Não-Transmissíveis, como diabetes, obesidade, hipertensão arterial, doenças
cardiovasculares e câncer. Infelizmente essas doenças vêm aumentando
consideravelmente entre as crianças, e estão aparecendo cada vez mais
precocemente, processo caracterizado como transição nutricional. Para ajudar a
prevenir o aparecimento dessas doenças, a escola é um ambiente fundamental para
a formação de hábitos alimentares saudáveis. É de extrema importância que as
crianças se alimentem bem durante o período escolar, onde uma alimentação
saudável ajuda, entre outros benefícios, ajuda a absorver melhor o conteúdo
ensinado além de fornecer energia para prática esportiva e brincadeiras. É
importante que os pais possam confiar na qualidade do alimento que seus filhos
irão consumir na escola, assim como também é importante que os próprios pais
ajudem as crianças evitando, por exemplo, enviar alimentos que não sejam
saudáveis para o consumo na merenda escolar. A escola deve chamar os pais para
conhecerem a cantina e o cardápio da escola, e esse podem sugerir e até mesmo
participar da elaboração de algumas receitas. Com o trabalho conjunto fica mais
fácil a criança aprender a importância de uma alimentação saudável.
Vamos aprender o que torna um lanche nutritivo e
saboroso e fácil de ser feito nas cantinas escolares.
COMPARE
Suco + salgado assado = 300 kcal
Coxinha frita + refrigerante = 650 kcal
Mais do dobro de calorias!
Para onde vai esse excesso? Vai se transformar em gorduras, causando a
obesidade e todas as doenças que ela pode provocar.
Equilíbrio de calorias
Dependendo da faixa de idade da criança, ela tem uma necessidades diferente de consumo de calorias por lanche:
Dependendo da faixa de idade da criança, ela tem uma necessidades diferente de consumo de calorias por lanche:
Lanches sugeridos
|
4 a 6 anos
250 a 300 kcal |
6 a 9 anos
300 a 350 kcal |
10 a 19 anos
350 a 450 kcal |
Pão de queijo
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5 unidades pequenas (10g
cada)
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7 unidades pequenas (10g
cada)
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1 unidade grande (100g)
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Vitamina de fruta
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1 copo pequeno (200ml)
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1 copo pequeno (200ml)
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1 copo pequeno (200ml)
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Bolo simples
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1 fatia média (50g)
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1 fatia média (70g)
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1 fatia grande (100g)
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Salada de frutas
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1 pote de 200g
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1 pote de 200g
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1 pote de 200g
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Esfiha de frango
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1 unidade pequena (50g)
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1 unidade pequena (70g)
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1 unidade grande (100g)
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Suco de frutas
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1 copo de 200ml
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1 copo de 200ml
|
1 copo de 200ml
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Sanduíche natural
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1 unidade pequena (70g)
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1 unidade (90g)
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1 unidade média (150g)
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Chá mate
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1 copo de requeijão
(250ml)
|
1 copo de requeijão
(250ml)
|
1 copo de requeijão
(250ml)
|
Suco de fruta
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1 copo pequeno (200ml)
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1 copo pequeno (200ml)
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1 copo pequeno (200ml)
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Pão francês pequeno com
queijo
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1 unidade 25g de pão e
20g de queijo
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1 unidade 25g de pão e
40g de queijo
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1 unidade 50g de pão e
40g de queijo
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Bolo de cenoura
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1 fatia pequena (40g)
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1 fatia média (60g)
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1 fatia grande (80g)
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Suco de laranja
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1 copo pequeno (200ml)
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1 copo pequeno (200ml)
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1 copo pequeno (200ml)
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Enroladinho de queijo
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1 unidade média (80g)
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1 unidade média (80g)
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1 unidade grande (100g)
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Água de coco
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1 copo pequeno (200ml)
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1 copo pequeno (200ml)
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1 copo pequeno (200ml)
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Pizza de mussarela
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1 fatia pequena (80g)
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1 fatia pequena (80g)
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1 fatia grande (120g)
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Suco de frutas
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1 copo pequeno (150ml)
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1 copo pequeno (200ml)
|
1 copo pequeno (200ml)
|
(Ministério da Saúde, Manual das cantinas escolares saudáveis, 2010) |
A Cantina
A cantina é o local
onde se faz ou se vende a comida na escola. É muito importante que os pais e
principalmente os alunos conheçam bem o local e as pessoas que trabalham nela.
O ambiente deve ser limpo e arejado, e deve oferecer
boas condições para os profissionais que nele trabalham.
O cardápio escolar deve
ser diversificado e saudável, a comida deve ser feita no mesmo dia, e de
preferência, deve-se evitar vender produtos industrializados nas cantinas
escolares. Esses produtos costumar ser ricos em sal ou açúcar além de conter
excesso de conservantes, corantes e outros adicionais químicos que podem ser
prejudiciais para as crianças.
2) VÍDEO:
O projeto Aula lá Fora em parceria do MEC e a TV
Escola busca tratar de diversos assuntos importantes na educação e na vida das
crianças sempre pensando em uma aula passeio, onde elas possam ter contato
direto com o tema abordado.
Nesse episódio sobre alimentação saudável na escola
podemos conferir uma aula sobre educação alimentar, com direito à visita na
cantina, participação de nutricionistas e ainda um exercício prático para ser
feito com a participação das crianças.
Segue também o guia do programa que ajuda os
professores e responsáveis pela escola a organizar uma aula passeio como a
exibida no vídeo, além de contar como extrair o melhor em atividades como essa.
3) RODA DE CONVERSA
Após ver o vídeo reúna
as crianças e os professores para um debate sobre o tema. É muito importante que os professores discutam
o assunto com os alunos. A escola já recebeu visita de algum nutricionista ou
especialista no assunto? A presença de um profissional capacitado ajuda no
entendimento dos alunos, passa mais credibilidade ao assunto e o nutricionista
pode responder as dúvidas que as crianças possam ter.
As crianças conhecem a
cantina da escola? Conhecer o local onde o lanche é feito e também os
profissionais que trabalham na cantina gera uma aproximação entre os estudantes
e os funcionários, saber como e onde é feita a comida também ajuda na aceitação
das crianças na hora de comer.
A escola ainda tem a
ótima opção de reservar um dia para fazer alguma receita com as crianças. O
envolvimento dos alunos no processo enriquece a experiência, aprendendo algumas
receitas as crianças se divertem, e fica muito mais saboroso comer um prato
depois que se aprende como se faz. Cozinhar não pode parecer complicado, pelo
contrário, de maneira lúdica você pode chamar a atenção das crianças para o
tema. Se a experiência der certo, a escola pode até pensar em fazer disso um
hábito, por exemplo, dando aulas de culinária infantil, onde os alunos podem
aprender receitas fáceis e saudáveis.
4) ATIVIDADE PRÁTICA
Já falamos da
importância das crianças conhecerem a cantina da escola. Então vamos lá!
Organize uma visita à
cantina da escola para que as crianças conheçam o local onde é feito o lanche
que elas comem. Aproveite e mostre como funciona a cantina da sua escola, como são
preparadas as comidas e qual o cardápio da escola. Sempre é bom lembrar a
importância da higiene no local e todos os cuidados que devemos tomar ao
preparar uma refeição.
Vamos aproveitar que
estamos na cantina e preparar uma receita simples e saborosa: salada de frutas!
Peça, se possível, com antecedência para as crianças trazerem os ingredientes
de casa. A variedade de frutas utilizada deixa a salada mais bonita, saborosa e
nutritiva.
INGREDIENTES
- Mamão
- Banana
- Abacaxi
- Uva
- Maçã
- Suco de Laranja
- Outras frutas que quiser
- Leite Condensado (opcional)
*Observação: a quantidade das frutas vai depender de quantos alunos
forem servidos. É importante lembrar que as frutas podem variar de acordo com a
região da sua escola. Privilegie as frutas locais, que são mais fáceis de serem
encontradas e mais baratas.
MODO DE PREPARO
Cortar todas as frutas em pequenos pedaços, misturar em um recipiente
fundo e adicionar o suco de laranja. Uma receita extremamente fácil e divertida
de se fazer com a criançada. Se quiser ainda podemos adicionar um pouquinho de
leite condensado na salada, para dar um gostinho especial. Mas lembre, só um
pouquinho.
5) CURIOSIDADES:
O renomado chef de
cozinha inglês Jamie Oliver está tentando mudar o cardápio das escolas em busca
de uma alimentação mais saudável para as crianças. Jamie dirige um trabalho
conhecido como revolução da comida, onde tenta chamar atenção dos governantes,
dos pais e das crianças para o crescente número de crianças obesas e com outros
problemas de saúde causados pela má alimentação. Depois de muita luta, Jamie
conseguiu diretamente com o governo da Inglaterra uma regulamentação no
cardápio das escolas públicas, que agora oferecem aos alunos uma refeição muito
mais saudável, além de conseguir com que as escolas e as crianças atuem juntos
na produção das refeições, seja através de aulas de culinária ou através do
cultivo das próprias hortaliças.
O próximo passo do chef
inglês é tentar modificar os hábitos alimentares das crianças nos Estados
Unidos. Boa sorte Jamie!
Para saber mais sobre o trabalho do chef de cozinha inglês Jamie Oliver:
6) SAIBA COMO:
Vamos aprender como podemos cultivar legumes e verduras na escola.
Horta na escola:

Fazer uma horta é bem mais simples do que achamos. A
seguir algumas dicas de como se montar uma horta na sua escola.
O primeiro passo é escolher um local adequado para se
montar a horta. O local escolhido deve ser ao ar livre, pois a horta precisa receber
luz do sol de forma direta, principalmente na parte da manhã. O local também
deve ficar perto de alguma fonte de água, como, por exemplo, uma torneira, para
facilitar na hora da irrigação. De preferência o local escolhido deve ser reservado
apenas para a horta, sem muita passagem de pessoas ou animais.
Depois de escolhido onde será montada a horta, é
preciso se preparar o local para o plantio das mudas e sementes. A terra
utilizada para o plantio deve ser uma terra adubada, limpa e fofa. Para o adubo
da terra se pode utilizar uma forma simples e barata e ainda contar com a
participação dos alunos. Alguns adubos naturais podem ser utilizados como pó de
café usado, cascas e polpas de frutas que são reaproveitadas ao invés de irem
paro o lixo.
A escola pode pedir a participação dos pais na
aquisição das mudas e sementes necessárias para a construção da horta.
É importante dar espaço para o crescimento das
hortaliças para isso cada muda dever ter um espaço de 20 a 30 cm entre elas,
além de uma profundidade de pelo menos 20 cm.
Não podemos esquecer que depois do plantio da horta é
necessário que tenhamos cuidados especiais com a plantação. Para que as mudas
sobrevivam é preciso cuidar da terra e regar as plantas. A participação das
crianças é muito importante nesse momento, elas aprendem a ter responsabilidade
sobre a horta e também aprendem a cuidar da natureza. A irrigação deve ser
feita diariamente por duas vezes. É importante deixar claro que a irrigação
pode variar de acordo com o clima que está fazendo em cada região. Se, por
exemplo, sua cidade está em períodos de chuva e a horta já recebe a água da
chuva, então não é preciso irrigar as hortaliças. Deve-se ter cuidado para a
terra não ficar encharcada, o que pode causar doenças como aparição de fungos
nas plantas. A terra também deve ser limpa algumas vezes retirando-se as ervas
daninhas e repondo o adubo a cada nova colheita.
Para saber quais legumes e verduras se plantar e
quanto tempo demora para a colheita, colocamos uma pequena tabela com algumas
das principais hortaliças que podemos plantar:
Época
de cultivo das principais hortaliças
Fonte:
http://vsites.unb.br/fs/opsan/escolasaudavel/horta.pdf
Culturas
de transplante
Fonte:
http://vsites.unb.br/fs/opsan/escolasaudavel/horta.pdf
Horta Suspensa
Se na
sua escola não tem espaço amplo para a construção de uma horta, não tem
problema. Temos uma solução perfeita para isso. Hortas suspensas.
Existem
muitas maneiras de se construir uma horta suspensa, a mais comum é utilizando
garrafas pet. Vamos ver como se faz:
Material necessário:
· Garrafa PET
·
Tesoura
·
Um pedaço de arame
·
Um pouco de terra
Uma muda ou sementes
Para começar, faça um corte
na garrafa PET, abrindo a cavidade para colocar a terra.
Após o corte faça furos na parte de baixo da garrafa para que a água possa escoar.
Acrescente terra até chegar
na borda do corte.
Com a ponta dos dedos, faça
um buraco na terra para colocar a muda.
Coloque a muda de sua
planta no buraco e cubra a raiz com a terra. Se for uma semente, coloque a semente
no buraco e cubra com a terra.
Pegue o pedaço de arame e
amarre no bico da garrafa como se fosse uma alça para poder pendurar.
Depois de pendurada em um
gancho, parafuso, prego ou cerca, basta aguar e cuidar de sua mudinha. Com
cuidados diários, em pouco tempo você terá plantas bonitas e saudáveis.
Essa não é a única maneira de se fazer uma horta
suspensa. Para conferir outras dicas você pode acessar:
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