sábado, 21 de setembro de 2013

O que é uma Alimentação Saudável?

1) Introdução:
Sabemos que hoje em dia a alimentação é um assunto bastante falado dentro da temática saúde. Este é um dos principais meios para tornar a vida mais saudável, afinal, somos o que comemos, não é mesmo¿ É por isso que resolvemos fazer uma pequena oficina de 16 horas, divididas em 4 dias\4 horas cada, para explorar esse assunto baseando-se na alimentação infantil. O blog tem o intuito de motivar os pais e formadores a debater sobre o tema, e levar a alimentação saudável para as crianças ensinando e educando à adquirir novos hábitos. Nossa meta é ajudar de forma prática e teórica, o estímulo à uma vida mais saudável a partir do consumo de alimentos mais saudáveis e nutritivos, além de fazer com que os pais, formadores e as próprias crianças, entendam a importância de ter uma vida com hábitos saudáveis tornando-a duradoura e desfrutável.
Dentro do programa da oficina, vamos abordar vários temas que influenciam diretamente a maneira como as crianças veem os alimentos e entendem como saudável e não-saudável. Também utilizaremos de atividades práticas para motivar e ensinar os jovens como viver uma cultura mais saudável sem ter que abdicar de certos alimentos. Um fator a se esclarecer, é que a oficina não é uma receita aonde você possa tirar sua alimentação e seguir restritamente, e sim, um meio dotado de outra linguagem para educar e ensinar qual a melhor maneira de ter uma vida saudável através da alimentação.
A oficina foi dividida em 4 dias, cada um com uma temática diferente. Confira abaixo o que acontece em cada episódio:
1º dia:
-Tema: O que é uma alimentação saudável?  
2º dia:
-Tema: O papel da família na alimentação infantil.
3º dia:
-Tema: A Escola como Motivadora à uma alimentação saudável.
4ºdia:
-Tema: A mídia embutida na alimentação infantil.

Para cada dia da oficina, são reservadas 4 horas de atividades diferentes. Primeiramente, é introduzida uma parte teórica onde será desenvolvido o tema do dia, fazendo com que os pais e formadores entendam da temática. Anexado à isso, serão expostas também pequenas inserções lúdicas sobre o assunto, a fim de que esse assunto possa ser utilizado diretamente com as crianças, tornando possível a compreensão do tema abordado. Logo em seguida, o segundo tópico da oficina é o debate. Este ponto é motivado todos os dias da programação, visto que é importante a interação e opinião das crianças\jovens\formadores e pais quanto ao assunto abordado. Esse debate é feito através de vídeos que serão exibidos (relacionado ao assunto do dia), onde logo em seguida será estimulada uma roda de conversa com a presença de perguntas geradoras no intuito de criar uma conversa sobre o que se foi passado no vídeo.  Após o debate, são oferecidas as atividades práticas. Essas ações geralmente instigam as crianças a participarem do processo de aprendizagem da alimentação saudável colocando em prática o tema através de brincadeiras, receitas fáceis, oficina de artes, entre outras atividades. O blog também conta com links extras, os quais introduzem um conteúdo de curiosidades e novas atividades que podem ser feitas em casa, na escola e em diferentes horas do dia. Esta parte tem o intuito de expandir essas ações educativas para o dia-a-dia da criança seja na escola, seja dentro de casa. E então? Vamos começar?

2) O que é uma alimentação saudável ?
Esta é a grande questão e todos queremos saber!
Pois é, dizem que alimentação saudável é comer frutas, verduras e alimentos que não possuam gorduras. Boa parte disso é verdade, mas uma outra coisa que esquecem, é que uma alimentação saudável tem que ser equilibrada e variada. O nosso corpo precisa de uma combinação de diversos nutrientes para que tudo funcione corretamente. É aí que entra a composição alimentar! Como variação é a palavra-chave de uma boa alimentação, é importante que nela estejam carboidratos, proteínas, gorduras (lipídios), vitaminas, minerais e fibras, sem esquecer da água, é claro! Pensando bem, ninguém senta na mesa e fala: “Ah vou comer um pão porque tem carboidratos!”, nem tampouco “Essa fatia de queijo está cheia de proteínas!”, não é mesmo? É por isso que a educação alimentar e a informação são relevantes para o conhecimento de uma boa alimentação. A gente ouve todos os dias que necessitamos desses nutrientes mas quantos de nós sabemos quais os alimentos que possuem carboidratos, proteínas,e os outros componentes necessários?

Já que não somos experts em alimentos, o blog te mostra agora quais os alimentos de cada classificação, e como podem ser distribuídos dentro da nossa alimentação diária.

Pirâmide Alimentar
 Como você pode ver ao lado, a pirâmide alimentar nos mostra os alimentos necessários para nosso corpo a partir de prioridade. Na base, como base da nossa alimentação, estão os carboidratos, fonte de energia e compostos pelos pães, massas, tubérculos, raízes, preferencialmente na forma integral. Note que na imagem tem o número de porções a serem ingeridas por dia, claro, sempre respeitando que nós seres humanos somos diferentes uns dos outros, e dotamos de corpos com diferentes metabolismos, e com isso, cada um deve procurar uma ajuda nutricional de um especialista, já que todo caso, é um caso particular. Dito isso, continuamos subindo na nossa pirâmide alimentar! Mais acima dos carboidratos, estão as frutas, verduras e legumes ricos em vitaminas, fibras e minerais. Como se pode ver, esses alimentos também devem compor grande parte da nossa alimentação, com porções relevantes para manter o metabolismo funcionando como o corpo necessita. Subindo mais, é possível notar que as porções vão diminuindo, isso não quer dizer que esses alimentos não sejam importantes, SIM! SÃO IMPORTANTES, mas quer dizer que para eles, nosso corpo necessita de apenas pequenas porções. São eles as proteínas compostas pelo leite, carne e outros produtos de origem animal, e as leguminosas, como feijões que oferecem as proteínas de origem vegetal. E no topo da nossa pirâmide alimentar, seguem os que por muitas vezes, se tornam vilões da história, não é mesmo¿ São os açúcares e doces, e os óleos e gorduras. Para eles, é necessário uma maior atenção pois têm que ser ingerido em quantidade suficiente, visto que o seu excesso acarreta em complicações como doenças graves. 
Bom, visto como funciona nossa alimentação, nada mais justo que ver como isso acontece no nosso dia-a-dia. Para exemplificar a aplicação desta teoria na nossa rotina, pegamos a refeição que o brasileiro mais gosta O ALMOÇO!  para mostrar qual deve ser a melhor maneira de utilizar nosso conhecimento da pirâmide alimentar em uma refeição diária. Confira abaixo nosso prato: 


A imagem nos mostra que metade do nosso prato tem que ser composto por frutas, legumes e verduras. O resto do espaço será preenchido pelos grãos (em maior parte) e proteínas saudáveis derivadas de leguminosas (feijão) e animais. Agora que já sabemos como devemos distribuir nossa alimentação nas refeições, não podemos esquecer de enfatizar também a importância de ingerir ÁGUA.
Com toda essa informação, fica difícil dizer que não sabe a fórmula certa de uma alimentação saudável, ein¿ Lembrando que a alimentação é só um viés de manter uma vida saudável, a qual tem que ser somada às ATIVIDADES FÍSICAS e a não utilização de substâncias que causem mal ao corpo como ÁLCOOL e TABACO!
Como o almoço foi a nossa refeição escolhida, e começamos pelo meio! Agora vamos passar para o vídeo do DVD Nutriamigos que nos explica sobre a refeição mais importante do dia, O CAFÉ DA MANHÃ! (no próximo exercício)

3) DEBATE: (30min)

 Deixamos de blábláblá e colocamos as mãos à obra! O Blog propõe um primeiro exercício para fazer com que as crianças absorvam e opinem sobre o tema abordado. Junte as crianças na sala de aula, sala de casa, ou em qualquer outro ambiente que esteja realizando a atividade, peça para que cada uma escreva no papel um alimento que elas comem no café da manhã. Depois apresente o vídeo dos Nutriamigos

Para acessar o vídeo, entrar no link http://www.youtube.com/watch?v=LOtskduZUiM

Após o filme, entregue uma folha de papel (desenhada com o nome “Café da manhã”) e entregue para cada criança. Nela, elas irão colocar qual os alimentos ideais para o café da manhã. Depois, tire da caixa um papel de cada vez e fale em voz aula. Pergunte se esse alimento, escrito no papel, é um alimento que pode se encaixar no café da manhã e em que quantidade. Faça com que as crianças interajam, de acordo com o que é passado no vídeo, e que elas mesmas digam quais os alimentos apropriados e porquê, classificando os alimentos em proteínas, minerais, carboidratos, e assim em diante. Se necessário utilize as perguntas de apoio: Que tipo de alimento é esse? Vocês acham que deve ser comido em grande ou pouca quantidade?Vocês acham que esse alimento pode ser comido no café da manhã?
Se necessário, imprima algumas imagens de alimentos e estimule junto com os papéis das crianças.  

4) ATIVIDADE PRÁTICA:  (1 hora à 1hora e 30min)

Bom, agora outra atividade que pode ser feita com seus filhos e alunos! Sabemos que também é importante estimular o conhecimento das crianças com os alimentos. Por isso, vamos propor um jogo o qual as crianças irão conhecer melhor legumes, frutas, estimulando e ressaltando a importância desse tipo de alimento. Fique atento às instruções!

Cobra-cega : “Que Alimento é Esse?”  

Materiais:
 Frutas e legumes cozidos
 Saco plástico ou de pano
 Faixa para vendar os olhos
Atividade:
1. Divida as crianças em grupos.
2. Coloque as frutas e legumes in natura na sacola. 
3.
 Escolha uma criança por rodada e vende os olhos dela. 
4. 
Tire um alimento da sacola, sem escolher, e mostre para o restante dos alunos pedindo para eles não dizerem nada. 
5. 
O alimento será avaliado de três formas pela criança com os olhos vendados: odor, paladar e tato.
6. 
Primeira tentativa (odor): aproxime o alimento in natura do nariz da criança para ela sentir o cheiro e pergunte que alimento é. Se ela acertar, ganha três pontos, se errar, siga para a segunda tentativa.
7. 
Segunda tentativa (paladar): a criança deve comer um pedaço do alimento, neste momento anote se ela gostou ou não e o sabor que ela descrever (amargo, doce, salgado). Se ela acertar, ganha dois pontos, se errar siga para a terceira tentativa. 
8. 
Terceira tentativa (tato): deixe a criança segurar o alimento que foi retirado do saco. Se ela acertar ganha um ponto.
9. Ganha a brincadeira o grupo que fizer mais pontos.
Comentário
Destaque para as crianças a importância de experimentar os alimentos antes de dizer que não gostam. Exemplifique com algum alimento que as crianças não gostavam e após terem experimentado disseram ter gostado.
Tabela de pontuação e anotações da brincadeira




5) CURIOSIDADE: 

Quem não gosta de conhecer coisas novas todos os dias¿ Afinal, a vida acontece dessa maneira não é mesmo¿ E vocês sabiam que no Japão todos levam comida para a escola, trabalho, são os famosos “Obento”. Para as crianças, a comida tem sempre uma regra: tem que ser muito colorida. Não estamos falando de corante, e sim da possibilidade de colorir os alimentos, através de outros alimentos, tornando a refeição uma hora divertida e prazerosa para as crianças. Por exemplo, para o arroz ficar rosa basta usar a beterraba. A comida japonesa também tem uma vantagem, pode ser comida com a mão! Quer diversão melhor para a criançada? 


Mas você se pergunta: “Nós não somos Japoneses! E agora?”. Não tem problema! Todos podem fazer em casa. Como inspiração, pegue uma data comemorativa como natal, páscoa, entre outras, e solte a sua imaginação nos pratos. Olhe pro arroz, feijão, cenoura, pras cores dos legumes e pensem em algo interessante. Como por exemplo: 



Qual criança não vai querer comer? Lembre-se de estimular sempre os alimentos saudáveis e uma alimentação balanceada. Você pode decorar o prato também com frutas, na hora do lanche ou para levar à escola. 


Você também pode fazer junto com a criança. Na hora que estiver montando o prato, convide a criançada a participar e criar caras e bocas com as frutas. Essa prática estimula a criatividade e ensina às crianças quais alimentos são necessários na montagem do prato (como na atividade 1 mais acima!).  Quer saber ideias de pratos e como se faz? Veja o nosso próximo tópico “Saiba Como”. 

6) SAIBA COMO: 

O saiba como trás ideias para você praticar e transformar seus hábitos em escolhas mais saudáveis dentro de casa. Como o assunto é alimentação saudável na infância, o saiba como de hoje mostra como fazer uma comida divertida e colorida, estimulando as crianças à comer alimentos saudáveis e ensinando a importância de comer esses alimentos.
Essa dica vai para o lanche da criançada!

SANDUÍCHE DE PALHAÇO:
Ingredientes:
1) 1 Cenoura;
2) 1 Pimentão;
3) 1 Tomate;
4) 1 Ovo Cozido;
5) Azeitonas Pretas;
6) 4 Fatias de Pão Integral;
7) 2 Colheres de Sopa de Creme de Ricota;
8) 1 Pepino;
9) Mussarela;
Preparo:
1) Rale a Cenoura e cozinhe o ovo;
2) Corte as fatias de pão em formato redondo;
3) Passe o creme de ricota no pão e acrescente fatias de tomate e pepino;
4) Fechar o sanduíche;
5) Cortar uma meia lua na mussarela que servirá como a boca do palhaço;
6) Colocar acima do sanduíche a meia lua da mussarela, e cortar o ovo cozinho em rodelas, que servirão como os olhos do palhaço.
7) Colocar o sanduíche em um prato e adicionar a cenoura ralada na direita e esquerda do sanduíche, fazendo a peruca do palhaço;
8) Cortar as Azeitonas em rodelas para decorar dentro dos olhos, e o pimentão para a boca e nariz do palhaço, veja abaixo na fotografia: 


Viu como é fácil e gostoso misturar a criatividade com alimentos saudáveis? É uma ótima pedida para o lanche da tarde!
Quer aprender mais coisas? Entre no site da Delas (http://delas.ig.com.br/filhos/2012-04-26/aprenda-a-fazer-comida-divertida-para-as-criancas.html) e fique por dentro de outras receitas para a criançada!  

7) Dicas:

Neste tópico vamos dar dicas de sites que falam sobre alimentação saudável e te ajudam e ensinam como praticar a educação na alimentação.
1) No Iguinho, você encontra vários jogos on-line que estimulam as crianças, como por exemplo, este sobre alimentação que explica as vitaminas e alimentos; http://iguinho.ig.com.br/turmadosuperv/jogos.html
2) Outro site que também dispõe de jogos interativos para a criançada, é o SmartKids, nele podemos encontrar jogos para diferentes faixas etárias e diversos assuntos. Como este para crianças de 6 a 8 anos sobre alimentação: http://www.smartkids.com.br/passatempos/nutricao-conjunto.html
3) A Curiosidade foi uma dica tirada do site http://www.estouautista.com.br/index.php/2010/05/20/fica-a-dia-comida-ludica/
4) E a Atividade Prática foi uma dica do site http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/96/artigo211853-1.asp


Bom, por hoje é só! Espero que vocês tenham gostado da nossa “pequena” introdução ao blog. Lembrando!  Que amanhã o assunto é EDUCAÇÃO ALIMENTAR INFANTIL E FAMILIAR. Atenção aos pais de plantão! Até lá! 

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