domingo, 22 de setembro de 2013

Educação Alimentar Infantil e Familiar

1)      Texto para os pais
                             
Introdução

      A alimentação das crianças é uma grande preocupação dos pais, mesmo os que não são de primeira viagem. Como frear o ímpeto quase irresistível ao quais as crianças se jogam a procura de doces, salgados e demais alimentos que fazem mal à saúde?
       Para responder a essas perguntas e para tirar as dúvidas que atormentam o dia a dia dos pais é que esse segundo dia da Oficina de Educação Alimentar é dedicado a Educação Alimentar Infantil. Se você quer aprender como educar e corrigir a alimentação das suas crianças, assim como aprender como se alimentar melhor, fique atento ao texto e às próximas etapas da oficina, tudo o que você precisa saber para ajudar na elaboração de um cardápio alimentar saudável para a sua família.
       Lembrando que educando o seu filho você acaba se educando também, por isso as informações que estão contidas na seção dirigida ao seu filho servem para os pais também! A pirâmide, assim como as dicas para se alimentar melhor e fazer exercícios são direcionadas tanto para adultos, quanto para crianças!

Pais como espelho

       Antes de tudo é necessário deixar claro que a alimentação saudável das crianças está intimamente relacionada à participação dos pais e responsáveis. Os adultos servem como espelho para as crianças, por tanto se um pai, à mesa, é um mau exemplo, o filho não vai ter um estímulo inicial para uma alimentação saudável.
      Por isso, a maneira mais destacada de educá-las é adquirindo costumes que sirvam de exemplo, como escolher alimentos saudáveis, realizar as refeições na mesa, evitar fast-food e produtos industrializados, oferecer alimentos saudáveis sem, com isso, forçar o consumo, e nunca usar alimentos não saudáveis, como doces, para “presentear” os filhos pelo bom comportamento.
      Outro fator que é importante frisar é que um pai não deve conversar com uma criança como se ele fosse um adulto. As crianças não conseguem entender corretamente as observações feitas pelos seus pais. Por exemplo: ao dizer que os filhos “são bons de garfo”, as crianças automaticamente pensam que é bom comer muito, que é um ato saudável e bonito. Os filhos fazem de tudo para agradar aos pais e por isso algumas observações mal feitas podem acabar gerando uma ideia errada nas suas cabecinhas.
      Outra ação bastante criticada pelos nutricionistas é o ato de recriminar de forma enfática e diária os filhos por não comer alimentos como verduras e frutas. Ao se fazer isso de forma prolongada, as crianças acabam associando esses alimentos à uma memória negativa, fazendo com que eles sintam um impulso natural a rejeitar tais alimentos.
      Uma das saídas, dada por diversos nutricionistas, para tornar a educação alimentar das crianças um ato prazeroso, é a preparação de pequenas receitas na presença das crianças. Elas adoram participar e costumam aceitar os pratos em que o preparo contou com sua colaboração. Fazer salada de frutas junto aos seus filhos é uma ótima forma de incentivar o consumo de frutas, por exemplo; Além dos pais passarem mais tempo com os filhos, as crianças recebem automaticamente uma reeducação alimentar.
      É quase consenso entre os especialistas que as cores chamativas, os desenhos e a forma dos alimentos industrializados são alguns dos responsáveis pela grande atração que eles exercem na cabecinha das crianças. Então por que não usar a mesma tática com os alimentos saudáveis? Por exemplo, os pais podem usar sopinhas de legumes e decorações divertidas nos pratos. Entreter elas com a própria comida é uma ótima forma das crianças consumirem alimentos rejeitados.
       Antes de tudo, lembrem-se que os pais, são o maior exemplo dos filhos. Vocês são os grandes ídolos das suas crianças e eles querem imitar vocês em tudo!

Como educar a si e a uma criança?
   
    A alimentação exerce um papel fundamental sobre a saúde da criança. O estímulo ao aleitamento materno exclusivo até o 6º mês de vida, aliado à introdução da alimentação complementar adequada até o 2º ano de idade, são determinantes na formação de hábitos alimentares mais saudáveis. Hábitos adquiridos no decorrer da infância e da adolescência são fáceis de serem mantidos na vida adulta e durante o envelhecimento.
      Para a criança aprender e assimilar certos conhecimentos ela precisa de incentivo, se isso não ocorre, ela facilmente perde o interesse e a atenção em determinada atividade e passa para outra na qual se sente mais entretida. Como fazer com que as crianças se sintam atraídas por alimentos e atividades saudáveis. Diversos nutricionistas elaboraram algumas dicas, que são as seguintes:

- Come bem e na frente do seu filho. A reeducação alimentar tem que passar por todos os membros da família, não adianta focar apenas nos filhos ou nos pais, todo o ambiente tem que favorecer essa nova atividade.

- Estimule seu o filho a fazer o seu prato sozinho. Além de ser uma atividade lúdica, o pai pode apoiar o filho sempre que ele organizar o prato de maneira em que os grupos alimentares estejam postos de maneira correta, assim quando ele estiver sozinho, utilizará do mesmo critério para selecionar os alimentos;

- Passear, caminhar e realizar atividades físicas. Uma boa alimentação sempre está vinculada a exercícios físicos rotineiros;

- Se o seu filho leva lanche para a escola, procure sempre variar o alimento e não deixe que a criança leve alimentos industrializados, como salgadinhos, bolachas recheadas. Faça com que ele leve frutas variadas, sanduíche natural e outros alimentos saudáveis;

- Mesmo que a criança rejeite os alimentos saudáveis, eles devem ser colocados em pequenas porções no prato para ela se familiarizar e, ao longo do tempo, prová-los;

- A criança deve sempre saber o que está comendo. Por isso, os alimentos rejeitados não devem ser disfarçados;

- Inclua, sempre que possível, nas refeições alimentos que as crianças gostem junto com outros tipos de alimentos. Dessa forma será mais fácil que ela aceite os outros alimentos que são postos ao lado. Mas isso não impede que o prato possa feito de outras formas, o importante é usar a criatividade!

- É importante que os pais façam as refeições juntos com os filhos, a criança deve ver o que o pai come e saber o porque dele gostar de outros alimentos. Coloque no seu prato e no da criança todas as opções do cardápio oferecido no dia, mesmo que esse contenha algum alimento que a criança rejeita.


2)      Texto para os filhos

       Fala galera! Tudo bom? A nossa conversa aqui é sobre alimentação. Eu imagino que todos os dias vocês escutem dos seus pais para comerem verduras, frutas e alimentos saudáveis. Eles estão certos e sabe por quê? Porque esses alimentos fazem com que a gente tenha uma vida melhor e que não fiquemos gordinhos. Saúde é muito importante e vocês devem se preocupar com ela!
      Antes de tudo é importante que vocês experimentem os alimentos que são oferecidos pelos seus pais. Se eles colocam verdura e fruta nos seus pratos tenham certeza que isso é o melhor para vocês.

      Uma alimentação rica nesses alimentos faz com que vocês estejam mais dispostos para as brincadeiras do dia-a-dia, além de deixarem vocês bem bonitos para as suas paquerinhas da escola! 


Entendeu galera? Tenho certeza que o seu herói preferido come de maneira bem correta! Como vocês acham que eles são tão fortes e rápidos?
   O segredo para isso tudo é uma alimentação equilibrada, além de vocês deixarem os seus pais bem felizes, vão fazer bonito na frente dos seus coleguinhas. Por que não explicar para eles os benefícios de uma alimentação tão saudável? Chame o seu coleguinha que está mais perto e fale pra ele como é gostoso comer uma salada de fruta, tenho certeza que ele vai ficar de boca aberta.






Vamos começar!                                                          

   Antes de tudo vocês devem ver essa pirâmide de alimentos, vamos explicar pelas cores. Vamos lá?



AMARELO

Na parte de baixo, estão os alimentos que vocês devem consumir em maior quantidade para dar energia e força pra vocês. São as batatas, o pão, os cereais... Vocês gostam disso né?

ROSA

Logo em cima, na cor rosa, vem as verduras! Ahh, as verduras! Provavelmente vocês não gostem delas e sempre fazem birra quando seus pais colocam nos seus pratinhos uma folha de alface ou uma fruta! Mas vocês tem que saber que elas podem ser muito, mas muito saborosas. São alimentos fazem muito bem para a saúde e vocês encontram em quase todo lugar! Se na sua escola, a merendinha vem sem frutas ou verduras, reclame! Para uma alimentação saudável toda criança deve comer esses alimentos! Se você é uma criança inteligente com certeza vai gostar bastante desses alimentos.

VERDE

Na cor verde estão alguns alimentos bem gostosos! Uma carninha sempre é bom né? Mas esses alimentos devem ser comidos com moderação. Nada de encher o prato, eles são ótimos e fazem bem a saúde se consumidos junto com os alimentos que estão na cor rosa e amarela. Um peixe é uma ótima pedida para um final de semana na praia!
   
AZUL

Aqui estão os alimentos que devem ser consumidos em poucas quantidades. Isso não quer dizer que vocês não possam comer um chocolate como sobremesa, mas sim que devem comer de vez em quando e em porções pequenas. Nada de querer comer uma barra inteira de chocolate sozinho né? Isso faz muito mal para a sua saúde além de deixar você bem gordinho! 


Ficando Forte!

     Mas calma galera! Se vocês ainda não comem tudo direitinho também não é o fim do mundo. O importante é vocês começarem a mudar os seus hábitos alimentares de pouquinho em pouquinho, aí quando vocês se dão conta já estão super fortes e saudáveis. E como fazer isso? Aí vão algumas dicas para vocês:

- Evitem comer muitos doces e salgadinhos! Eles são bons, mas fazem muito, muito mal à saúde;

- Sempre é bom comer frutas e verduras. Cada região tem sua fruta típica, procure fazer pratos diferentes e divertidos com elas, é uma ótima forma de passar tempo com os seus amiguinhos;

- Nada de comer na frente da televisão né? Vocês devem prestar atenção no que estão comendo e devem comer devagar. Sempre é melhor fazer isso ao lados dos pais, conversando sobre o dia;

- Aprendam a cozinhar!! Cozinhar não é uma obrigação ou uma tarefa, é uma diversão! Com certeza, seus amiguinhos vão adorar provar da comida que vocês fez, além de seus pais ficarem super felizes de verem seus filhos na cozinha;

Existem outras formas de comer bem e se divertir ao mesmo tempo. Se lembrem que comer os alimentos que falamos no decorrer desse texto é muito importante. Fiquem ligados na saúde!

3)Vídeo

         O documentário Muito Além do Peso foi lançado em novembro de 2012, em um contexto de amplo debate sobre a qualidade da alimentação das nossas crianças e os efeitos da propaganda de alimentos dirigida a elas..
      Obesidade é uma epidemia mundial. Pouca coisa mata mais que ela, hoje, no planeta. O aumento absurdo do consumo de produtos industrializados – cheios de açúcar, xarope de milho, conservantes e etc - fez a alimentação piorar drasticamente. Em todo o mundo. O resultado: aumento dos casos de diabetes, colesterol, triglicérides, entre outras doenças, acarretando milhões de mortes, inclusive entre crianças.
     Por isso confiram abaixo esse documentário que é obrigatório para todas as pessoas que querem entender a dinâmica da alimentação infantil e como os costumes do dia-a-dia afetam a saúde e a vida das crianças em todos os níveis. Vale a pena assistir!

Acesse o vídeo pelo link : https://www.youtube.com/watch?v=TsQDBSfgE6k

4)Roda de conversa

      Essa seção tem como finalidade introduzir questões pertinentes a alimentação infantil e fazer com que as pessoas que estão envolvidas no tópico reflitam e encontrem respostas as suas dúvidas sobre como alimentar os seus filhos.
     Ela vai funcionar da seguinte maneira: uma pergunta servirá como guia da discussão e cada membro da roda de conversa deverá dar a sua opinião acerca de um assunto específico. Ao final haverá um debate sobre o que está sendo discutido, o objetivo final será conscientizar todos os envolvidos sobre os benefícios de uma alimentação adequada e saudável.

           - Por que algumas crianças não aceitam comer verduras nem legumes? 

- Quantas vezes por semana doces e refrigerantes entram no cardápio do meu filho?

- O excesso de peso infantil é uma doença grave? 

- A dieta das crianças deve ser igual a dos adultos? 

- Qual a parcela de responsabilidade dos pais ou cuidadores no surgimento de distúrbios alimentares de crianças?

- O que é recomendado para que a hora da refeição seja mais tranquila e para que os filhos sejam menos seletivos?

- Quanto são os alimentos indicados para uma criança consumir e quais
as vantagens e desvantagens das crianças os ingerirem?

- O que é considerado um cardápio saudável?

- Por que é importante fazer várias refeições ao longo do dia?

- Qual o primeiro passo para começar uma dieta de emagrecimento?

 5) Atividade Prática

Agora que já estamos bem inseridos no assunto e já compreendemos todo o processo de alimentação, não apenas infantil mas de toda a família, é importante que façamos algumas atividades práticas para assimilar melhor os novos conhecimentos adquiridos nessa oficina! Então vamos lá, mãos a obra.

Atividade para os pais

1) Aqui vai uma receita maravilhosa, chame os seus filhos e junto com eles prepare Risoto de Arroz Integral orgânico com tomates orgânicos, talos de couve-flor.

Receita indicada pela chef Tatiana Cardoso.
  • 2 xícara(s) (chá) de arroz integral
  • 6 unidade(s) de tomate sem pele(s), sem sementes
  • 250 gr de cogumelos paris
  • 1/2 xícara(s) (chá) de alho-poró fatiado(s)
  • 1/2 xícara(s) (chá) de couve-flor
  • 1/4 xícara(s) (chá) de cebolinha verde picada(s)
  • quanto baste de azeite de oliva
  • quanto baste de sal marinho
  • quanto baste de pimenta rosa moída(s)
Como fazer

Picar os tomates em pedaços de 2cm, assim como os talos da couve-flôr idem e separar. Cozinhar o arroz Integral em panela de pressão por 10 minutos. Saltear as cebolinhas com o alho poró e os talos de couve-flôr e a pimenta rosa em azeite de oliva. Acrescentar os cogumelos e o tomate. Quando o tomate já estiver levemente cozido, acrescentar o arroz integral e permitir que todos os ingredientes cozinhem juntos até o ponto correto. Finalizar com cebolinha, azeite extra-virgem e manjericão.

Para acompanhar o preparo do prato, acesse o link:  http://www.youtube.com/watch?v=tuh4GAxDYEI

2) Agora vamos aprender como fazer um Quiche Integral de Cenoura.

Ingredientes

Massa

  • 100 gr de margarina Qualy Sadia
  • 1 xícara(s) (chá) de farinha integral
  • 1 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
  • quanto baste de sal
Recheio

  • 2 unidade(s) de cenoura cozida(s)
  • 2 colher(es) (sopa) de farinha de aveia
  • 1/2 xícara(s) (chá) de leite desnatado
  • 2 unidade(s) de ovo
  • 100 gr de mussarela light
  • quanto baste de sal
 Como fazer

Massa

Misture a margarina com o sal e vá adicionando as farinhas até ficar uma massa firme que desgrude das mãos. Deixe descansar por 20 minutos. Forre com a massa o fundo e os lados de uma fôrma de torta de fundo removível. Reserve.

Recheio

Bata os ingredientes no liqüidificador e coloque sobre a massa. Asse em forno médio até firmar e dourar.


Atividade para os filhos

     Esse é o momento da criançada se divertir e aprender ao mesmo tempo. Pode chamar o seu filho por que as atividades que vamos propor agora vão fazer com que ele assimile mais rapidamente todos os conhecimentos sobre alimentação que estamos divulgando aqui na Oficina! Agora é a vez dele se divertir... vamos lá?

1) Vamos fazer um delicioso suco de frutas? É muito bom e super fácil de se fazer, chame o seu pai, sua mãe e seu irmãozinho e vamos fazer um suco que todos vão gostar... E depois de fazer e tomar o suco, responda as questões propostas abaixo da receita! É super simples:


2) Vamos agora para a segunda atividade! É isso aí criançada, agora vamos brincar de colocar as frutas numa mesma sequência tá? É super simples e bem divertido! No final, a última tarefinha será pegar uma papel e uma caneta e escrever o nome de todas as frutas que vocês viram no quadro!! Vamos lá?



6) Curiosidades

Esse é o momento que muita gente adora! É a hora de desmontar mitos e revelar fatos! Vamos às curiosidades mais interessantes em relação à alimentação infantil e familiar!
Você sabia que...

- O arroz é o terceiro alimento mais cultivado do mundo, atrás apenas do trigo e do milho.

- O hábito de jogar arroz nos noivos foi importado da China. Conta-se que um poderoso mandarim fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma chuva de arroz, considerado simbolo de fartura pelos chineses. A tradição se arraigou e, com o tempo, acabou se espalhando pelo mundo.

- O feijão mais popular do Brasil (e que mais acompanha o arroz nas refeições) é o carioquinha. O curioso é que ele está longe de ser o mais popular do Rio de Janeiro. Os cariocas gostam mesmo é de feijão preto.

- Feijão-verde, feijão-de-corda e fradinho são praticamente o mesmo tipo de feijão. O nome varia de acordo com o “estágio” do feijão durante a colheita. O feijão-verde, por exemplo, é obtido quando ele ainda não atingiu o seu completo desenvolvimento. O fradinho é o feijão já totalmente desenvolvido.

- Você sabia que o tomate é uma fruta? Pois é, pouca gente sabe, mas a a verdade é que, além de ser fruto, o tomate é nativo da América. Ele era desconhecido dos europeus antes da chegada de Colombo . Outros alimentos desconhecidos no velho continente antes de 1492: a batata, o chocolate, o abacate, o abacaxi, o pimentão, a abóbora, o milho…

- Se alguém come cenoura demais sua pele fica mais escura por que o caroteno mexe com a pigmentação. Para a pele voltar ao normal, é só parar de comer cenoura.

- A couve é um excelente remédio. Ela é utilizada no combate a bronquite, asma, reumatismo e artrite. Também é excelente laxante e remédio para o físico. Seu suco é recomendado para crianças em fase de crescimento e para doenças da pele. Alivia a tensão pré-mestrual e as dores causadas pelos cálculos renais. Não é à tôa, portanto, que é chamada de "médico dos pobres". 

- Como eliminar o ardor da pimenta? Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que ele não irá desaparecer num passe de mágica e que água não vai ajudar muito. As substâncias ideais para afastar o ardor seriam a gordura (como a do leite integral), o ácido (como o do limão) e o açúcar. Importante: elas tem que ser frias. Portanto, coma algo gelado, gorduroso e doce como uma sobremesa láctea (pudim de leite, sorvete, iogurte com frutas…) que o ardor passará… ou pelo menos diminuirá.

- O tipo de leite mais consumido no mundo não é o de vaca e, sim, o de cabra. 

- O pão francês não é nem um pouco popular na França. O pão preferido dos franceses é a baguette. Aliás, o nosso pãozinho francês ´é chamado por lá de pistolle (pistola).

- Todos sabem que o consumo de bacalhau é maior na Páscoa. Mas quem trouxe esse costume para o Brasil? Foram os portugueses, que seguiam as regras da Igreja Católica de não comer carnes “quentes” (as carnes vermelhas) durante os dias santificados como a Sexta-feira Santa.

- Existem mais de 400 espécies de oliveira, mas a única que produz os frutos e os óleos que consumimos é da espécie Olea Europaea.

- Frutos? É isso mesmo que você leu na curiosidade acima: a azeitona é uma fruta, ou drupa (um tipo de fruto carnoso e com um caroço no centro).

 Para mais curiosidades e informações interessantes é só acessar http://maisquecuriosidade.blogspot.com.br/2012/02/80-curiosidades-fantasticas-sobre-os.html

7) Saiba como

Agora é a hora de sujar as mãos! Falamos tanto de comer verduras e frutas, então vamos aprender como fazer uma horta num apartamento! É muito simples...


1. Verifique se o vaso escolhido possui furos no fundo para uma boa drenagem. Coloque um caco de telha para fazer uma casinha em cima do furo para que argila (passo 2) não entre e trave o dreno da água.



2. Coloque uma camada de argila expandida ou de pedras (britas) para cobrir o fundo do vaso e ajudar na drenagem. Isso ainda evita que a terra escape pelos furos. 



3. Adicione areia grossa de construção, que também ajuda no escoamento da água e previne doenças das raízes. 



4. Coloque uma camada de composto orgânico misturado com um pouco de húmus de minhoca ou esterco de vaca para melhorar a fertilidade do solo. No caso de ervas e temperos, coloque um pouco de areia, porque o solo tem de ser mais arenoso. 




5. Coloque a muda, mantendo aquela terra que vem ao redor das raízes. Disponha no vaso e distribua mais composto orgânico - húmus ou esterco. Preencha todos os espaços. Deixe bem firme e encha quase até a borda.





6. Regue até a água sair pelos furos na base do vaso e, se a terra assentar, adicione mais composto orgânico. Faça uma cobertura morta com folhas secas ou casca de pinus ou pedriscos. Isso ajuda a manter a umidade e evita a compactação do solo.



DICAS
Água - 
O ideal é regar uma vez por dia, logo no início da manhã ou no fim da tarde. A terra não pode ficar totalmente seca. Se você mora em andares mais altos, irrigue mais, pois o vento resseca mais o solo.

Plantio - Não plante muitas mudas diferentes no mesmo canteiro. Junte as que têm necessidades parecidas, como os temperos (salsinha e cebolinha; alecrim e manjericão) ou legumes (cenoura e beterraba) da mesma família.

Adubo - O indicado é colocar a cada 40 dias. Pode ser adubo orgânico ou húmus de minhoca. Também vale lembrar: não retire as folhas secas que caem na terra - elas também servem como adubo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário