domingo, 8 de setembro de 2013

O que é o "Alimente a Rotina" ?


Apresentação

     A obesidade infantil e o surgimento de doenças derivadas da má alimentação são consideradas, pelos especialistas, uma verdadeira praga nos dias atuais. Medidas socioeducativas são lançadas todos os anos, no entanto a maioria delas fracassa frente ao gigantesco poderio das grandes empresas produtoras de alimentos tidos como impróprios para as crianças. Hoje mais do que nunca a má alimentação é tida como um problema de saúde pública e os governos lançam mão de diversas ações para combatê-la.
      Ao se tratar de tal tema, uma das questões chaves é sobre como fazer com que as crianças tenham interesse em alimentos mais saudáveis, em detrimento dos salgadinhos, doces e fast-food. A grande indústria utiliza de armas que vão desde a propaganda, até o uso da verdadeira coerção psíquica e social para praticamente obrigar os jovens a consumirem tais produtos. Por outro lado, especialistas e pais encontram uma resistência em quase todas as frentes ao tentar mudar os hábitos que, apesar da pouca idade, já se encontram profundamente enraizados no intimo das crianças.
     Muitos pais não conseguem vencer as quedas de braço rotineiras com seus filhos e simplesmente aceitam como normal a ideia de uma má alimentação é uma característica típica dos garotos e garotas. Para essa parcela da sociedade é tido como comum que “criança não gosta de verdura” ou “salgadinho é mais gostoso que fruta”. Ao chegar a esse ponto, as medidas a serem tomadas passam do âmbito preventivo para o corretivo, sendo mais agressiva e de difícil sucesso.
       O diálogo entre a sociedade e as crianças, buscando a melhora na alimentação, mostra-se ineficaz pelo tipo de discurso adotado pelos responsáveis por “vender” a ideia da boa alimentação. As crianças não sentem atração por alimentos saudáveis, não por que isso é típico dos jovens garotos e garotas, mas simplesmente por que os alimentos tidos como não saudáveis conseguem transmitir uma atratividade enorme, tendo o seu marketing um impacto e uma aceitação frente às crianças que os outros alimentos não chegam nem de longe a ter.
       Analisando esse cenário e levando em conta as demandas e preocupações atuais de diversas famílias brasileiras, propomos a criação de uma Oficina sobre Alimentação Infantil focada no estreitamento e num maior entendimento da questão por pais e filhos. Desejamos trazer essa discussão a tona de uma maneira não apenas didática mas que desperte o interesse pelo assunto dos demais envolvidos de forma que a prática da boa alimentação seja adotada e pensada não apenas como uma tarefa mas sim como um prazer que pode ser adotada diariamente pelas famílias.

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